domingo, 23 de junho de 2013

A Tríplice Promessa de Deus


Texto: II Crônicas 7:14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.
Introdução
                O texto que acabamos de ler falar de uma resposta de oração, Salomão tinha acabado de inaugurar o templo, esta tudo perfeito, tudo nos seus devidos lugares, tinha ouro, tinha prata, tinha bronze, tinha pedras preciosas, tinha os sacerdotes, tinha os levitas, tinha o povo, tinha ate o Rei, mas estava faltando a chegada do Rei dos reis, Salomão ora a Deus para que ele se faça presente naquele lugar, o versículo 1 do capitulo 7 diz E acabando Salomão de orar, desceu o fogo do céu, e consumiu o holocausto e os sacrifícios; e a glória do SENHOR encheu a casa.” Deus se apresenta naquele lugar e nos faz três promessas.

1 - “... Eu ouvirei dos céus”

Deus se revela prometendo que toda oração feita pelo seu povo seria ouvida, Deus estava dizendo que sempre estaria disponível para seus filhos, Gloria a Deus.
 Salmos 12:5 Pela opressão dos pobres, pelo gemido dos necessitados me levantarei agora, diz o SENHOR; porei a salvo aquele para quem eles assopram”.
Isaías 59:1 Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem agravado o seu ouvido, para não poder ouvir”.
I Samuel 1. Falar a História de Ana.
Êxodo 2. Deus ouviu a oração de socorro no Egito.
Atos 12 Pedro na prisão.
Fala de outros personagens que tiveram suas orações ouvidas.

2 - Perdoarei os vossos pecados”

Deus ele não se apresenta como um Deus tirando, como um Deus irado, como um Deus castigador, Deus se apresenta como um Deus perdoador, Aleluia.

Em João 6:37 Jesus Disse: Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora.

I João 2:1 Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. “ 1 João 1:7

João 8 fala Jesus e a mulher adultera.

3 - “... Sararei a vossa terra”.

      Esta é a terceira promessa de Deus dispensada para nós, e o que Deus quis nos falar quando ele disse “Sararei a vossa terra”? Que terra é esta que o senhor esta se referindo? Quando a bíblia nos falar de terra podemos entender que terra tem 3 sentidos.

Terra, Pátria.

Local onde o povo habita, mora, constituí família, o lugar que Deus nos dar para rir, e chorar, é a nossa herança terra que Deus nos deu. Terra que mana leite é mel.

Salmo 135:12 E deu a sua terra em herança, em herança a Israel, seu povo.”.

Deus estava dizendo eu irei restituir o que é teu por Direito. A herança é um Direito adquirido garantido por lei. Quem te garantiu essa promessa foi o Juiz dos juízes.

Terra, Agricultura.

                A agricultura era a principal fonte de renda do povo de Deus, que vivia da criação de animais e do plantio da terra. Deus prometera que quando viesse a praga na terra, o devorador, Deus interviria e restauraria a principal fonte de renda do país. Deus esta nos falando que irá cuidar da nossa vida financeira.

Malaquias 3:10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.”.

Falar de outras pessoas que receberam o cuidado de Deus, Abraão, Jô, etc.

Terra, Coração.

             A bíblia nos diz que o homem foi feito do pó da terra, no ser humano também é terra de Deus, e muitas fezes esta terra esta ferida, esta é uma das terras mais difíceis de será porque requer liberação de perdão. Quando o nosso coração esta doente nosso corpo fica doente também.

Provérbios 14:30 “O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos.”.

Jesus falou na parábola do semeador Mateus 13:18 e nos mostrou que cada um de nos tem um tipo diferente de coração (terra) mas que Deus espera encontrar em nossos uma “boa terra”.
             O sofrimento magoa a nossa terra, palavras ferem a nossa terra, maus tratos, falta de compreensão, de amor ao longo de nossa vida fizeram um estrago grande na nossa terra, mas aqui esta um Deus que pode, quer e vai “SARAR A VOSSA TERRA”. Gloria a Deus!
Pedro era uma pessoa ferida por causa dos romanos, mas Jesus o Sarou!


Outros exemplos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário